Health tech Shield Company, em parceria com a SOS Mata Atlântica, tem como propósito devolver à natureza mudas nativas. Para a cada embalagem Shield Box adquirida por um parceiro da companhia, uma muda nativa será plantada
Contribuir para a preservação do meio ambiente está entre as prioridades da Shield Company, empresa de tecnologia e gestão para armazenamento, transporte e monitoramento da cadeia fria. A health tech, que faz parte do Grupo DRS (com mais de 25 anos de atuação), nasceu com o pilar de Sustentabilidade em seu escopo de trabalho e acaba de lançar, junto à Fundação SOS Mata Atlântica, o Programa 1 Milhão de Mudas.
O programa teve início em novembro de 2020 com a seguinte mecânica: a cada embalagem Shield Box adquirida por um parceiro da companhia, 1 muda nativa será plantada na Mata Atlântica. A Shield Box é uma embalagem sustentável de alta performance qualificada para transportar medicamentos, vacinas e materiais biológicos que necessitem de controle de temperatura e, para tal, apresenta duas versões: 2 a 8ºC e 15 a 25ºC, com manutenção de temperatura de até 200 horas. Com estrutura 100% reciclável, ela é, ainda, composta por fibras de carbono, tornando-a leve em seu peso útil e cubado, o que traz impacto direto na diminuição do consumo de combustível em seu transporte e, portanto, redução do impacto ambiental.
“Para que o nosso trabalho se reverta o mais rapidamente possível em qualidade de vida, que alia desenvolvimentos econômico e sustentável, escolhemos agir imediatamente no bioma brasileiro que abriga 72% da nossa população: a Mata Atlântica. Ela é a casa da maioria dos brasileiros, ao mesmo tempo em que menos de 13% de sua cobertura original se encontra preservada*”, explica o CEO da Shield Company, David Bueno.
De acordo com ele, o grande objetivo do programa é chegar à marca de 1 milhão de mudas plantadas. “Queremos, assim, continuar contribuindo para a manutenção e expansão dos biomas brasileiros e da vida humana, com base no compromisso que carregamos em nosso DNA desde a fundação da companhia”, pontua David.
O CEO também frisa que a parceria da Shield Company com a Fundação ratifica a proposta da empresa em ativar programas de sustentabilidade que apresentem suporte robusto, íntegro e com amplo respaldo frente à temática. “Ter a chancela da SOS Mata Atlântica dá continuidade e reforça nosso escopo de trabalho que compreende a urgência de práticas sustentáveis dentro e fora do universo corporativo”, comenta David.
Assim, a health tech dá um novo passo na pauta Sustentabilidade, apostando em duas principais frentes: entende desde o princípio a necessidade de minimizar o descarte de resíduos nocivos à natureza com suas embalagens reutilizáveis e aposta em iniciativas que se responsabilizem pela recuperação dos ecossistemas brasileiros, traduzindo o compromisso no Programa 1 Milhão de Mudas e em outras ações como a campanha Todos Por Um Mundo Melhor, que aconteceu de junho a setembro de 2020 e pela qual foram plantadas 4 mil mudas, o que equivale a 2 campos de futebol.
“Agora o desafio é muito maior: a Shield Company acompanhará e divulgará abertamente o avanço do Programa 1 Milhão de Mudas, para promover a forte parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica neste objetivo em comum”, analisa o CEO.
A companhia também sempre adotou medidas internas como o uso do papel reciclado em materiais impressos e a não-utilização de copos descartáveis pelos seus colaboradores. A Shield Company reconhecerá, ainda, os clientes a cada nível de plantio de mudas alcançado, que variam de 50 a 500 mudas.
*Dados da apresentação institucional da Fundação SOS Mata Atlântica fornecida em dezembro/2020.